A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Piratas das Dunas III para combater a extração ilegal de areia no Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A investigação revelou que caçambeiros e um comerciante de materiais de construção estavam envolvidos na atividade criminosa, causando graves danos ambientais.
Durante a ação, agentes da PF cumpriram três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Os investigados foram presos em flagrante enquanto transportavam e armazenavam areia de origem ilegal. Eles responderão por crimes como extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e formação de associação criminosa. As penas podem chegar a nove anos de reclusão.
A extração irregular de areia é um problema ambiental grave na região de Camaçari, onde a atividade criminosa ocorre há mais de 15 anos, prejudicando ecossistemas locais e comprometendo a sustentabilidade ambiental.
